Sobre o curso
O curso Criação de Games em Python é uma jornada prática e empolgante que guia o aluno desde os primeiros passos na programação até a criação e publicação de seus próprios jogos digitais.
Com uma abordagem acessível e didática, utilizando a linguagem Python e a biblioteca Pygame, o curso ensina conceitos fundamentais de lógica, programação e design de games de maneira lúdica e criativa.
Ideal para iniciantes ou entusiastas da área, o curso também incentiva o desenvolvimento de pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade.
Ao final, cada aluno será capaz de desenvolver jogos completos e funcionais — incluindo suas próprias ideias.
Curiosidades
🎮 Você pode começar a criar jogos mesmo sem saber programar!
Com Python e a biblioteca Pygame, é possível desenvolver jogos simples desde as primeiras aulas. Tudo de forma prática, divertida e acessível.
🕹️ Sabia que jogos 2D como Mario e Pac-Man ainda são os mais criados por iniciantes?
Eles são perfeitos para aprender lógica de programação enquanto você se diverte!
💡 Criar games estimula criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas.
Você estará aprendendo programação ao mesmo tempo em que se diverte criando mundos, personagens e desafios.
📱 Muitos jogos famosos começaram como projetos de iniciantes!
Jogos como Flappy Bird e Undertale foram feitos por desenvolvedores independentes com ferramentas simples — como as que você vai aprender a usar aqui.
✨ Python é uma das linguagens mais usadas do mundo — e também serve para criar jogos!
Você aprende a programar com uma linguagem usada em empresas como Google, Netflix, NASA… e ainda sai criando games.
👾 Não é só para programadores: é para artistas, contadores de histórias e sonhadores!
Se você gosta de desenhar, criar histórias ou inventar jogos, esse curso te dá as ferramentas para transformar ideias em realidade.
🌍 Você pode transformar isso em uma profissão ou até abrir seu próprio estúdio indie.
O mercado de games é um dos que mais cresce no mundo. Tudo começa com um projeto simples, como o que você vai criar aqui.
🔥 O melhor de tudo? Seu primeiro jogo sai do papel já nas primeiras semanas!
Nada de teoria infinita. A cada aula, você vê seu jogo tomando forma — e pode mostrá-lo para amigos, postar online ou até vender!
Conteúdo programático
Mês 01 – Fundamentos e Primeiros Passos
Introdução ao Criação de Games
Conceitos de Programação
Lógica de Programação
Banco de Dados
Baixando Programas
Como Criar Tela de Exibição
Como Desenhar Objetos
Movendo Objetos
Mês 02 – Interações e Primeiro Projeto
Controlando Objetos
Jogo da Cobrinha – Parte 01 a 03
Detectando Colisões
Adicionando Pontuação
Trabalhando com Sons
Criando Telas de Início e Fim
Mês 03 – Estruturando o Conhecimento
Estrutura de Um Jogo em Python
Entendendo Eventos no Pygame
Gerenciando Cenas e Estados do Jogo
Salvando e Carregando Dados
Animações Simples com Pygame
Sprites e Sprite Groups
Sistema de Vidas e Energia
Criando Interfaces Gráficas (GUI) Simples
Mês 04 – Projeto de Plataforma
Introdução a Jogos de Plataforma
Criando Personagem Jogável
Gravidade e Pulos
Plataforma e Colisões
Pontos e Checkpoints
Sistema de Fases
Tela de Créditos
Finalizando o Projeto Plataforma
Mês 05 – Criatividade e Expansão
Criando Efeitos Visuais Simples
Otimizando Código e Estrutura
Introdução ao Design de Níveis
Boas Práticas de Programação para Games
Colaboração e Versionamento com Git
Inserindo Inteligência Artificial Básica
Criando Enemigos Simples
Testes e Correções
Mês 06 – Game Final e Publicação
Planejamento do Projeto Final
Protótipo e Feedback
Desenvolvimento Iterativo
Refatorando o Código Final
Embalando o Jogo (EXE)
Como Publicar seu Jogo
Apresentação Final dos Projetos
Avaliação e Encerramento