top of page
Patrol-2.jpg

Curso Profissionalizante

Operador de Patrol

Carga horária: 130h

Média salarial: R$ 2.711,75

Pré-requisitos: Ter idade mínima de 18 anos no ato da matrícula.

Sobre o curso

Tecnicamente, as motoniveladoras são máquinas de grande porte desenvolvidas para trabalhos de nivelamento.

 

Portanto, consistem em equipamentos familiares para quem opera em projetos de terraplanagem, pavimentação e afins.

 

Entretanto, existe uma curiosidade que chama mais atenção do que as funções: a expressão patrol— do inglês ”patrulha”.

 

Desde que foi inventada, a motoniveladora, ou simplesmente niveladora — devido à ausência de motores à época —, já era uma ferramenta hábil para operações de manutenção rodoviária.

 

Por isso, recebia a nomenclatura de patrol, já que os equipamentos eram frequentemente vistos atuando no reparo de estradas.

 

Daí o nome: road patrols — patrulhas rodoviárias. Mais de 130 anos depois, o setor produtivo ainda conhece as motoniveladoras da mesma maneira.

 

Assim, a expressão resistiu ao tempo, convivendo com termos técnicos e adequados ao equipamento.

 

Em países de língua inglesa, plainer e patrol. Já no Brasil, patrol, motoniveladora e patrola — tradução carismática da expressão popularizada pela indústria.

Utilização da máquina

A aplicação mais comum é o nivelamento de terrenos, mas o equipamento vai além da utilidade para terraplanagem.

 

Na realidade, as patrolas podem trabalhar tanto em aclives como em declives, pavimentando, realizando desgarramento e escarificação, criando taludes e curvas de níveis.

Conteúdo programático

Módulo 1: Legislação de segurança saúde no trabalho, Norma Regulamentadoras aplicada a operação das motoniveladoras NR 11, NR 12, NR 18 e noções de legislação de trânsito.

Módulo 2: Tipos de motoniveladoras.

Componentes da máquinas e equipamentos; cuidados com pneus e rodas e sistemas da máquina; simbologia das máquinas e equipamentos.

Módulo 3: Componentes de segurança das motoniveladoras. Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção; o que fazer se uma proteção foi danificada por exemplo, contatar o supervisor, e se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada.

Módulo 4: Características do operador de motoniveladoras. Características do operador; competência.

Módulo 5: Planejamento de operação com as motoniveladoras. Descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; atividades desenvolvidas com segurança utilizando a máquina.

Módulo 6: Conceitos de operação das motoniveladoras. Método de trabalho seguro; permissão de trabalho; sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

Módulo 7: Riscos ambientais na operação das motoniveladoras. Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; medidas de controle dos riscos: EPC e EPI. Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos.

Módulo 8: Técnicas de operação. Operação segura da máquina e equipamento; identificação do operador; inspeção, regulagem e manutenção com segurança; lista de verificação (checklist); transporte e movimentação de cargas.

Módulo 9: Sinalização de segurança e procedimentos de emergência.

Sinais de mão; sinalização de segurança; procedimentos em situação de emergência e noções sobre prestação de primeiros socorros.

Módulo 10: A etapa prática é supervisionada e documentada, podendo ser realizada na própria máquina que será operada. Abordando as medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; segurança na manutenção na verificação do checklist; inspeção inicial da máquina e equipamento; operação da máquina; técnicas de operação; segurança na operação; sinalização de segurança.

bottom of page